Skip to content

Novas preocupações sobre a soberania Nuvem

Quem possui seus dados na nuvem? Será que é realmente seguro? Estas são perguntas que as pessoas estavam fazendo antes mesmo de computação em nuvem ganhou popularidade. De vez em quando temos gentis lembretes de como a computação em nuvem pode ir muito errado quando uma empresa não cumprir as suas promessas. Tal foi o caso na semana passada com Doyenz, que decidiu encerrar a sua Reino Unido centro de dados.

Quando um prestador de serviços em nuvem (CSP) decide puxar a ficha, vai as luzes se apagam para o seu negócio? As empresas devem ter algum plano de contingência tipo no local deve se tornar um provedor de serviços relutantes ou incapazes de continuar a fornecer serviços. Mais importante, que significa ter backups de todos os dados e também ter um plano de backup para movê-lo para outro provedor.

Aqueles a favor de uma nuvem aberta diria que a melhor maneira de garantir que você mantenha sua empresa em movimento quando o CSP socorre é usar uma plataforma de nuvem aberta e um CSP que segue os padrões de nuvens abertas. Se isso dobras CSP, você pode facilmente transferir seus dados para outro CSP aberto. Este é drasticamente diferente de um provedor de nuvem que usa uma plataforma proprietária e bloqueia seus dados em seu software. Você deve ter certeza de que, em última análise nuvem soberania sobre seus próprios dados.

Enquanto você definitivamente deveria ter um plano para atenuar uma queda de nuvem ou desligamento, você também precisa tomar algumas medidas preventivas para minimizar a chance de um erro tão grave ocorra. Isso significa que você deve fazer o seu dever de casa. Não escolha um provedor de nuvem simplesmente com base no preço. Saiba como confiável o serviço é de outros clientes e quão estável a empresa é de relatórios financeiros e de parceiros da empresa.

A computação em nuvem não tem que terminar em um pesadelo. Com um planejamento cuidadoso e pesquisa, você pode evitar o desastre e espero também estar preparado para isso se tudo mais falhar.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: